Categorias

Lição 3: Hypertext Markup Language (HTML)

O que é HTML? É o vamos ficar sabendo nessa nossa terceira aula.


Fundamentos do HTML

A linguagem HTML (HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem declarativa que tem a finalidade de dar estrutura a um arquivo de texto, identificando a função de suas seções (título, parágrafo, etc) e vincular as páginas entre si através de hipertexto.
Não é possível programar em HTML pois a linguagem não possui recursos através dos quais se possa construir procedimentos.
O arquivo usado para construir uma página Web é texto simples. Mesmo que a página visualizada no navegador mostre imagens, applets, plug-ins (como Flash) e outros recursos, por trás de tudo existe uma página de texto e vários outros arquivos separados. É texto, mas não é só texto. É texto marcado com HTML.
HTML define toda a estrutura de uma página para que um navegador possa formatá-la e produzir a apresentação desejada. HTML também importa as imagens, programas, sons e vídeos que uma página exibe em seu interior. Mas como HTML é texto simples, pode ser editada em qualquer editor de texto (como por exemplo, o Bloco de Notas do Windows).
Ao ler um documento HTML, um navegador tenta interpretar todas as seqüências de caracteres que ficam entre os símbolos "<" e ">". O navegador entende que qualquer coisa que estiver entre esses caracteres é um descritor HTML (tag) e não deve ser mostrado na tela. Se o descritor for desconhecido ele simplesmente o ignora (e não mostra o conteúdo na tela) mas se realmente for um elemento HTML (definido na especificação suportada pelo navegador), ele usará as informações contidas entre os símbolos e estruturará a página formatando-a de acordo com alguma regra de estilo previamente definida.
Toda a formatação de um arquivo HTML é feita exclusivamente através dos descritores. O navegador sabe que o arquivo contém código HTML através de sua extensão enviado pelo servidor.
Se um arquivo de texto com extensão HTML mas sem descritores for carregado, no navegador, toda a sua informação aparecerá em um único parágrafo, sem destaques, sem formatação alguma.

Tags

As tags (elementos de marcação) consistem em palavras-chave delimitadas pelos símbolos < (menor que) e (maior que) >. Sua função é informar ao navegador que o texto escrito entre esses símbolos deve ser interpretado como sendo uma instrução e não um texto a ser impresso.
Existem tags compostas e simples. A tag simples também é conhecida como "empty" e a tag composta também é conhecida como "container".
As containers tags de HTML marcam o início e o fim de uma seção, e todo o texto que estiver entre os marcadores apresentará a formatação desejada. A tag de finalização é idêntica à de início, acrescida de uma barra (/). São exemplos de containers tags <b> e </b>, que deixam o texto entre eles em negrito; <i> e </i>, que deixam o texto entre eles em itálico.
As empty tags, por sua vez, representam elementos que não apresentam princípio, meio e fim. Como exemplo, pode-se citar <br>, que indica ao navegador para a inserção de uma quebra de linha; <hr> que cria uma reta horizontal.

Estrutura de um Documento HTML

<html>
<head>
<title>
Título do Documento
</title>
</head>
<body>
Conteúdo do documento
</body>
</html>

O elemento HTML

Toda página HTML deve iniciar com essa tag. Ela provê uma identificação do documento para o navegador.

O elemento Head

É o cabeçalho da página HTML onde estão informações como a origem do documento, seu título, etc. As informações do cabeçalho são apresentadas através de outros elementos: <title>, <base>, <meta>, <isindex>, <style>, <script> e <link>.

O elemento Meta

A tag <meta> pode ser usada para identificar propriedades de um documento, tais como autor do documento, data de expiração e palavras chaves.
O uso mais comum dessa tag é a especificação de palavras chaves, as quais podem ser usadas por mecanismos de busca para localizar e indexar páginas.
Alguns sistemas de buscas, principalmente internacionais, fazem uso dessa tag para permitir o correto cadastramento em seus sistemas.
Os parâmetros para essa tag são:

<meta name="robots" content="index,follow"> Informa aos "robôs " de alguns sistemas de buscas, se devem indexar apenas a primeira página (atributo index) ou se devem continuar e indexar todas as páginas (atributo follow). Outros atributos são: "noindex, nofollow"
<meta name="description" content="Nome do seu Site"> Um pequena descrição da página usada pelos "robôs " para descrever seus documentos nos sistemas de buscas
<meta name="keywords" content="Digite as palavras chaves para os Mecanismos de Busca encontrarem seu Site"> Palavras chaves que ajudarão a indentificar seu site nos sistemas de buscas, separadas por virgula
<meta name="author" content="Seu Nome">Tipicamente usado para informar o autor da página
<meta name="generator" content="notepad"> Tipicamente usada para informar a ferramenta HTML usada para construir a página

O elemento Title

É o título que identifica o documento para o usuário, é a primeira informação a ser mostrada enquanto a página é carregada. É aconselhável que o número de caracteres para o título não ultrapasse 50, pois o navegador pode não ser capaz de mostrar todos os caracteres de um título muito extenso.

O elemento Body

A tag <body> delimita todo o texto que irá aparecer na página.
Além de delimitar o corpo do documento HTML, a tag <body> pode opcionalmente determinar as cores do fundo do texto, de links, ou ainda definir uma imagem que será utilizada como um papel de parede da página.

Atributos para Body

BACKGROUND = Define a imagem que será utilizada como papel de parede da página.
BGCOLOR = Define a cor do fundo da página.
TEXT = Define a cor do texto na página.
LINK = Define a cor a ser utilizada em textos que representam hiperlinks para outros documentos ou seções do mesmo texto.
ALINK = Define a cor do link enquanto o mouse está pressionado sobre ele.
VLINK = Define a cor de links visitados.

true comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...